Erva daninha caruru palmeri é detectada em Mato Grosso do Sul 

Planta está no topo da lista de pragas com maior risco fitossanitário para o Brasil

31/12/2022 às 09:53 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Durante ações oficiais de vigilância, um foco da praga caruru palmeri (Amaranthus palmeri) foi detectado em propriedade rural com cultivo de soja, no distrito de Porto Caiuá, município de Naviraí, no estado do Mato Grosso do Sul. As amostras foram coletadas pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul).

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) divulgou um alerta relatando que que devido ao seu potencial de disseminação e de danos às culturas que atinge, é de fundamental importância a notificação imediata de quaisquer suspeitas de ocorrência da praga às autoridades fitossanitárias locais visando evitar sua dispersão e mitigar os impactos diretos e indiretos que a praga pode causar.

A caruru palmeri é uma planta daninha exótica de crescimento rápido e extremamente agressiva. A planta está no topo da lista do Mapa de pragas com maior risco fitossanitário para o Brasil, com risco potencial de reduzir a produtividade de soja, milho e algodão em aproximadamente 80% a 90%, além da possibilidade de cruzamento com outras espécies do gênero, inclusive com transferência de genes de resistência aos herbicidas.

Amostra foi coletada em propriedade rural com cultivo de soja, no distrito de Porto Caiuá, município de Naviraí. A área de cultivo é próxima do rio Paraná, recém aberta para agricultura, com solo arenoso, bastante úmido e com construção de canais de drenagem. a identificação da praga  ocorreu por meio de técnica molecular (sequenciamento genético) realizado pelo FFDA-GO (Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiânia), com similaridade encontrada de 99,85%.

Com informações do Mapa e Iagro
Foto capa: Iagro
 


Últimas Notícias